FERRAMENTAS PARA SUA ANSIEDADE
- claugracindo8
- 2 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Sentir ansiedade é natural, pois ela nos protege dos perigos. O que não é natural é que essa emoção se prolongue por muito tempo e se torne tão intensa que a pessoa não consegue mais lidar com ela. A sensação pode evoluir para um transtorno de ansiedade, que se caracteriza por pensamentos ansiosos, taquicardia, tremor, suor frio e dores de barriga, causando prejuízo para a vida dessa pessoa.
Ter ferramentas para lidar com a ansiedade pode ser um excelente caminho de controle.
Podemos pensar em seis ferramentas: auto-observação, desafio aos pensamentos, mudança de comportamento, técnicas de respiração e relaxamento, sono de qualidade, alimentação adequada e exercício físico.
Aprenda a observar: Pergunte-se: “O que está acontecendo comigo?
Desafie seus pensamentos: Os pensamentos influenciam nosso desempenho e nossas respostas biológicas. Um pensamento equilibrado melhora a sensação física e a capacidade de se fazer melhor as escolhas. Nem tudo o que se pensa é real. Quando a pessoa está ansiosa, vê as situações como ameaçadoras, o que a deixa vulnerável e com um comportamento retraído. É importante não confundir pensamentos com fatos.
Mude seu comportamento: quando está ansiosa, a pessoa costuma evitar situações ao invés de enfrentá-las. O melhor é lidar com a ansiedade gradativamente.
Aprenda a se observar: na presença da ansiedade, não dá para parar e pensar. Nestes momentos, o relaxamento e a respiração diminuem os sintomas físicos e se mostram grandes aliados para combatê-la.
Durma bem: cada um tem seu tempo ideal de sono e isso muda com a idade.
Alimenta-se corretamente: o ideal é consumir frutas, verduras e sucos e evitar café, chá e chocolate, que são estimulantes e tendem a deixar a pessoa ainda mais ansiosa.
Faça exercícios: escolha uma atividade que lhe dê prazer e procure fazê-la ao menos duas vezes por semana. O exercício físico aumenta a produção de endorfinas, que são hormônios que relaxam, aumentando a disposição física e mental.
Claudia Ballestero Gracindo
Comentários