top of page
Buscar

Respiração Diafragmática

  • Foto do escritor: claugracindo8
    claugracindo8
  • 2 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura




A respiração diafragmática ajuda a ativar o sistema autônomo parassimpático de nosso cérebro, responsável por inibir a ação do sistema simpático e restaurar a sensação de relaxamento. Por isso ela é uma técnica tão importante para os casos de ansiedade. Além disso, é um bom exercício de distração, ajudando a pessoa a se desvencilhar da hipervigilância aos sintomas físicos e cognitivos da crise.


O diafragma é a musculatura interna que sustenta os órgãos da parte superior do corpo, como coração e pulmões. Assim sendo, ao inspirar, não se deve fazer os pulmões incharem. O ciclo da respiração deve iniciar na barriga. Empurrando a barriga para fora, fazendo-a crescer, força o diafragma para baixo, inflando automaticamente os pulmões (observe num bebê dormindo o movimento da barriga quando ele respira, num processo instintivo!). Em seguida, a caixa das costelas é expandida para entrar mais ar. Finalmente, os ombros e as clavículas são movidas para trás para trazer, no final um pequeno aumento no volume do pulmão toda vez que o ar entra.Em síntese, quando respiramos normalmente, ao adentrar o ar nos pulmões elevamos o tórax e encolhemos a barriga. Na respiração diafragmática, o tórax não se eleva e a barriga se expande.


  • Inspire – expanda, empurre a base da barriga para fora, respirando o ar para dentro. Permita que suas costelas se “abram”. Finalmente, coloque os ombros e as clavículas para traz.

  • Expire – primeiramente solte o ar do topo de seu tórax, em seguida da caixa de costelas e finalmente puxe o estômago e a base da barriga para as costas, contra a espinha.

Enquanto que a respiração rasa o manterá vivo, ela se torna deficitária em situações onde você necessita de mais oxigênio, tal como enfrentar uma situação de estresse ou ansiedade. Obs.: Conte ao inspirar e ao expirar, lembrando que você deve soltar o ar em um tempo maior do que aquele que você inspira. Como tudo na vida, o treinamento leva a perfeição. Exercite e quando você menos esperar, estará respirando assim em qualquer lugar!





 
 
 

Comments


  • Whatsapp

Clínica Personali - Núcleo de Terapias Integradas, CRP-PJ: 7511/J, Rua Duarte de Azevedo, 431, Salas 65/66 - Santana, São Paulo, 02036-021,  CNPJ 33.531.185/0001-10

Desenvolvido por YouGo

  • Instagram
  • Facebook
image_edited.png
image_edited.png
bottom of page